Se você é investidor, com certeza já houve um dia que teve que analisar o seu perfil de risco do investidor para começar a fazer as transações em corretoras.
Através do perfil de risco do investidor, a corretora poderá sugerir tipos diferentes de investimentos, justamente de acordo com seu perfil. A partir disso, você se sentirá mais seguro em relação ao seu dinheiro.
As informações do seu perfil vão possibilitar conhecer o seu objetivo, sua situação financeira e até o seu conhecimento sobre investimentos, sim! Pois tem investidores, principalmente aqueles que estão iniciando no ramo, que não conhecem nada!
Se você quer saber o seu perfil de risco do investidor, leia esse artigo até o final, então vem comigo!
O que significa perfil do investidor?
Quando a pessoa resolve fazer um investimento, principalmente para os iniciantes que não têm experiência alguma com o mercado financeiro, precisam fazer um perfil de risco do investidor.
O perfil do investidor nada mais é do que o resultado de uma análise das suas características em relação a investimentos, e qual os riscos estão envolvidos nele.
Fazer o perfil de risco do investidor não é um bicho de sete cabeças, simplesmente a pessoa responderá algumas questões e após isso, ela indicará ao investidor qual a carteira ideal mais adequada ao seu perfil.
Com base no resultado do teste do perfil de risco do investidor, a corretora de investimentos irá recomendar que se façam os investimentos em determinadas carteiras.
Viu como não é nada do outro mundo? Então a partir das suas informações, você se sentira muito mais seguro!
Nesse sentido, estarei lhe mostrando os diferentes tipos de perfil para você saber em qual deles você se encaixa, ok? O perfil de risco do investidor será avaliado por:
- Situação financeira (renda, patrimônio);
- Idade;
- Conhecimento do mercado;
- Objetivos
É possível começar com um perfil e com o tempo mudá-lo?
Sim, é perfeitamente possível mudar seu perfil, pois com o tempo os investidores vão tomando mais confiança naquilo que estão fazendo e começam a fazer investimentos mais ousados.
O perfil de risco do investidor é justamente para te dar mais segurança nos investimentos e com o passar do tempo, com certeza as mudanças começam a chegar.
Muitas vezes a pessoa começa a fazer investimentos com um perfil conservador e conforme vai se tornando mais seguro, muitos se tornam agressivos! Não é aconselhável que uma pessoa aja contra sua personalidade e metas.
01-Perfil Conservador
Se desejar fazer investimentos precisa saber o perfil de risco do investidor, e nesse caso do perfil conservador, o investidor prioriza a segurança em suas aplicações.
O investidor conservador deve manter a maior parte da sua carteira de investimentos em produtos de baixo risco, como por exemplo:
- Tesouro Direto
- CDB
- LC
- LCI/LCA
- Fundos de Renda fixa
Se desejar adicionar um pouco de renda fixa privada, poderá aplicar em debêntures também e ainda pode investir uma pequena parte em aplicações que ofereçam níveis de riscos diferentes, para ganhos em longo prazo.
Os ganhos a longo prazos podem ser os seguintes:
- Ações pagadoras de dividendo
- Fundos multimercados
- Fundos de ações
- Fundos de investimento no exterior
- Fundos cambiais
- Fundos imobiliários (FIIS)
Como você pôde perceber o investidor conservador preserva o seu patrimônio e por isso ele opta por investimentos com baixíssima oscilação e risco de prejuízo, mesmo que seja temporário.
Um uma pessoa que possui o perfil de risco do investidor conservador costuma ser uma pessoa com o patrimônio já construído, que provavelmente tem mais de 40 anos e busca apena solidez do seu capital.
02- Moderado
No perfil de risco do investidor moderado está entre os conservadores e os arrojados, ou seja, ele não é nem muito e nem pouco, porém gosta de segurança, mas já tolera alguns riscos de longo prazo.
Desse modo, os investidores moderados optam por investimentos mais arriscados dependendo da situação. É bom lembrar, que muitas vezes, um investidor moderando, já foi um investidor conservador.
Um investidor moderado possui mais conhecimento do mercado e um patrimônio em crescimento e por isso, ele diversifica em diferentes prazos. O perfil moderado equilibra rentabilidade e riscos.
Geralmente esse investidor investe 20% de seu patrimônio em ações com maior possibilidade de ganho.
03-Arrojado ou agressivo
No perfil de risco do investidor arrojado ou agressivo existe ousadia. Ele não sente frio na barriga na hora de investir e entende as perdas em curto prazo. O perfil agressivo busca crescer o seu patrimônio para cumprir objetivos.
Mesmo sendo no perfil arrojado, a recomendação é que ele tenha uma reserva de emergência para situações do cotidiano que demandem dinheiro em curto prazo.
A parcela da sua carteira é mais conservadora para garantir resgate rápido em cerca de 24 horas, sem perda de rentabilidade. Além disso, o agressivo busca boa rentabilidade e aceita exposições medianas ao risco.
Ações de investimento para o investidor arrojado:
- Ações da bolsa de valores Fundos multimercados
- Derivativos
- Debênture COE
- Criptomoedas
Se o seu perfil é arrojado, procure investir o capital em longo prazo em investimentos com maior potencial de retorno, deixando pelo menos 25% do seu patrimônio em investimentos seguros.
Alocação sugerida:
60% em investimentos arriscados (bolsa de valores, fundos que buscam superar o Ibovespa)
20% em investimentos moderados (fundos imobiliários, fundos que buscam superar a inflação).
Conclusão
É muito importante saber qual é o perfil de risco do investidor para traçar um plano para a melhor carteira de investimentos, que será de acordo com o seu gosto. Vale lembrar que o mercado financeiro possui várias opções.
De acordo com o seu perfil, já existe uma carteira de investimentos construída para você começar os investimentos. Apesar de existirem inúmeras opções, nem todos os investimentos serão os melhores para encaixar no seu perfil.
Nesse caso, preencha todos os dados com consciência sabendo que sempre existirá um investimento ideal para seu perfil, que poderá ser Conservador, Moderado ou Arrojado.
Espero que tenha gostado e entendido sobre o perfil do investidor.
Se você gostou desse artigo deixe um comentário abaixo! Um abraço.
Dica ⚡BigFlash
A depender do seu perfil de investidor, uma boa ferramenta para te alavancar o sucesso do seu negócio, é a utilização do Robô Investidor Trader.
O Robô Investidor Trader já vem configurado e pronto para entrar em ação. Você precisará operar utilizando a plataforma MetaTrader 5, então é importante se certificar de que a sua corretora disponibiliza o acesso a essa plataforma.
7 Dias de Garantia
Temos certeza de que você ficará extremamente satisfeito com o produto, mas caso realize testes e não comprove a qualidade do robô, seu dinheiro será devolvido. Você terá até 7 dias para solicitar seu dinheiro de volta.
Ao adquirir a licença vitalícia do Robô Investidor Trader você receberá GRATUITAMENTE, todos os meses, outros robôs que desenvolvemos com base nas estratégias de mercado mais conhecidas e debatidas da atualidade para que você possa criar uma carteira de robôs investidores.
Clique AQUI agora mesmo para aproveitar a promoção que está dando 65% de DESCONTO, e adquirir sua LICENÇA VITALÍCIA do Robô Investidor Trader por apenas 12x de R$ 29,03 e adquira sua LICENÇA VITALÍCIA!
*Preços sujeitos a alteração sem aviso prévio
Deixe um comentário